domingo, 2 de agosto de 2009

Dasdoida estreia em Caminho das Índias

Marca traz criações de pessoas com transtorno mental
o capítulo de quinta-feira, dia 23 de junho, a novela Caminho das Índias apresentou um desfile da grife Dasdoida. O projeto é real, mas foi apresentado dentro do núcleo de Tarso (Bruno Galiasso), que sofre de esquisofrenia.
Mesmo com esta estreia na televisão, a marca existe há mais tempo, cerca de dois anos, quando a psiquiatra Julia Catunda e a terapeuta Marcia Pompermayer organizavam a “Parada do Orgulho Louco”, que acontece sempre em maio, mês da Luta Nacional Antimanicomial.
Segundo elas contaram ao portal G1, naquele ano, o manifesto contou com um patrocínio, usado para fazer fantasias. “Todos ficaram extremamente empolgados com a confecção dos figurinos, e percebemos que, assim como a pintura, a dança e o teatro, a moda também pode ser uma forma de tratamento terapêutico e de inserção social”, explicou a psiquiatra.
Apesar da apresentação na novela ter exibido mais camisetas, a Dasdoida produz também bolsas, saias e acessórios. As oficinas de produção acontecem às segundas e quintas-feiras, com os pacientes-estilistas desenhando as estampas, costurando e “customizando”, que eles chamam de “esquisitização”.
Atualmente, as peças são vendidas na feira de artesanato da Praça Benedito Calixto, em São Paulo.